Dicas para vivenciar a melhor Viagem!

Dicas para vivenciar a melhor Viagem!

Para se vivenciar a melhor experiência de viagem recomendo três coisas importantes: planejamento, alinhamento de expectativas e flexibilidade!

Planejamento da viagem inclui a escolha do destino, questão econômica e financeira, objetivos da viagem.

Para escolher o melhor destino temos que primeiro saber quem são os integrantes do grupo. Trata-se de uma viagem familiar? Qual idade das crianças? Trata-se de viagem de lua de mel? Viagem com amigos? Do que os amigos gostam?

Nem todos os lugares são “children friendly”, nem todos os lugares têm trocadores de bebês nos banheiros, comidinhas especiais para bebês e crianças, assim como pode ser um “mico” escolher seu roteiro de lua de mel para um resort familiar em plena semana da criança, pois o casal mesmo que tenha planos futuros de terem filhos, nesse momento de lua de mel precisam se curtir e vivenciar algo bem exclusivo, bem romântico sem ter o som da “galinha pintadinha” de fundo.

Em se tratando de viagens de amigos, é importante entender o que o grupo gosta e espera da viagem. Existem roteiros exclusivos para jovens que determina a idade os integrantes, por exemplo, existem viagens para crianças e adolescentes (sem os pais), viagens para jovens acima de 18 anos e no máximo com 35, viagens para jovens acima de 35, 40, 50, 60 anos. Cada um deve procurar sua “tribo” para não se sentir um peixe fora d’água.

Em termos de roteiros novamente existem opções para todos os gostos e todos os bolsos!

Desde viagens econômicas com acomodação em albergue ou na própria casa de um “local” (morador da região) que aluga quartos para temporadas, até roteiros exclusivos em hotéis 6 estrelas, quartos “sob as águas”, (os bangalôs) um verdadeiro paraíso!

Afinal o paraíso está aonde? Pode ser a poucos quilômetros de distancia como a muitas milhas!

Tudo realmente vai depender de suas EXPECTATIVAS! Se quer calmaria ou muita adrenalina, se quer balada ou algo familiar, se quer encontrar pessoas com os mesmos gostos que os seus, por exemplo, os cruzeiros que tem a presença de um determinado cantor, dupla ou banda, cruzeiros dos jovens esportistas ou dos que apreciam boa gastronomia, cruzeiro dos casados, dos solteiros ou cruzeiro da família!

Alinhar expectativa é importante especialmente se a viagem é em grupo! Lembrando sempre que “vence a maioria”, pois se um dos integrantes quer vivenciar a cultura local e outro quer seguir um roteiro de compras, se um quer comer hot dog em pé na esquina da rua e outro quer sentar a mesa e apreciar um bom vinho, uma viagem que teria tudo pra dar certo começa a se tornar um sonho frustrado.

Por isso que alinhamento de expectativa e bom planejamento devem estar alinhados sempre!

E por ultimo FLEXIBILIDADE eé fundamental para tudo na vida especialmente na viagem, pois se a programação era passar o dia caminhando na praia mas amanheceu chovendo e frio, temos que ser flexíveis para mudar o roteiro no meio do caminho, aceitar talvez o convite de ficar horas num restaurante conversando e apreciando a gastronomia local sem pressa até a chuva passar e dia seguinte fazer todas as atividades externas inclusive comer o hot dog em pé na esquina!

A melhor viagem é a que você escolheu e que está vivenciando. Afinal não é legal estar num lugar pensando em outro! E tão pouco estar com uma turma desejando estar sozinho! Então planejar, alinhar expectativa e ser flexível pode ser a chave do sucesso da sua melhor viagem!

 

Quer saber mais? Me escreva no dlago@stb.com.br que terei maior prazer em ajudá-los!

Desejo a todos uma ótima viagem!