Viagem para a Argentina: É melhor levar Pesos ou Dólares?

Viagem para a Argentina: É melhor levar Pesos ou Dólares?

Matéria que saiu na Exame sobre o assunto, leiam pessoal:

Levar dólar pode ser bastante vantajoso, mas há riscos

Se na hora de comprar pesos, cada real comprar perto de 5 pesos, por exemplo, vale mais a pena levar os pesos daqui. Mas se, em vez disso, cada real comprar perto de 3 pesos, então é mais vantajoso levar dólares!

Para fazer essa conta, portanto, é preciso, no mínimo, conhecer a paridade entre dólar e real e entre dólar e peso. Se for possível comprar pesos a um preço melhor do que o que se aproxima da paridade oficial argentina com o dólar, então a compra de pesos é vantajosa.

Governo liberou compra de dólares

Nesta sexta-feira, o governo argentino anunciou, sem dar muitos detalhes, que liberou a compra de dólares para as pessoas físicas para investimento e poupança a partir da próxima segunda-feira.

Assim, os argentinos poderão comprar dólares nas casas de câmbio e bancos desde que comprovem renda.

Contudo, ainda há muita incerteza sobre como a nova medida poderia ser aplicada e quais seriam seus efeitos na economia.

“Se o governo continuar tentando controlar o dólar e aumentar a demanda, a situação do país vai piorar”, diz Carlos Eduardo de Andrade Jr., que está incrédulo em relação à medida e acha que o cenário só vai ficar mais claro a partir de segunda-feira.

Já Valter Police acha difícil que a medida acabe com a “cultura” do mercado paralelo de dólar na Argentina.

“É difícil prever o que vai acontecer. Os argentinos fazem poupança em dólar há muito tempo. Acho difícil que uma medida governamental equilibre a situação. O mercado paralelo deve continuar a existir”, observa.